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segunda-feira, 22 de outubro de 2012



A cada dia surgem novas tecnologias, especialmente as de comunicação e informação. Consequentemente, a educação é influenciada pelas inovações e não deve ficar estagnada aos moldes antigos, precisa se adaptar ao novo. As novas tecnologias podem e devem ser usadas para criar ambientes de aprendizagem mais significativos, ricos, interessantes, proporcionando um processo educativo mais voltado para a realidade do educando.
Segundo Guimarães no texto em questão, a meta atual da educação deve ser preparar o aluno para pensar ecológica, sistemática e criticamente, o que não será possível com a utilização somente das práticas pedagógicas que previlegiam o ensino transmissivo. Este tipo de ensino tem como objetivo a acumulação de conhecimentos, que serão cobrados em avaliações quantitativas, oque causa a uniformização dos alunos, professores e sala de aula.




O ator propõe uma reengenharia do ambiente de aprendizagem, onde o foco seja o aluno, sujeito ativo no processo e a prática pedagógica considere os aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Nestes novos ambientes de aprendizagem, novas salas de aula, vários fatores devem ser observados como reconhecer e estimular a variedade dos alunos, as múltiplas inteligências, além das várias estratégias de aprendizagem (cognitivas,metacognitivas, linguísticas, afetivas e sociais.
A ação é o centro do processo educativo proposto por Guimarães, que define os tipos, etapas de ação a serem desenvolvidas: Concentração, ação e interação, conceituação, desiquilibração, formalização, utilização e transformação.
Finalizando, o autor fala sobre as metáforas, da fogueira, poço dàgua, caverna e vida defendendo a idéia de que em na sala de aula estes quatro elementos devem ser contemplados, proporcionando a preparação dos alunos para o mundo em constante transformação.

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